GOV. EDISON LOBÃO - Inovação na educação, Prefeitura inicia parceria com Escola Técnica Agrícola.
sábado, março 16, 2019
| Publicado por:
Carlos Dantas
“A Secretaria Municipal de Educação iniciou em parceria com a
Escola Técnica Agrícola de Coquelandia o transporte
12 alunos que iniciaram o curso em Técnicos Agrícolas Semi
Presencial, 15 dias na Escola e 15 dias em suas localidades de
referência.”
Iniciativa
de inovação e referência, logo abaixo, o parecer da importância
da agricultura em todo e qualquer município.
As
leis educacionais propõem a adequação da escola à vida do campo.
Todo parecer pedagógico, no campo, ou na cidade, deve ser
estabelecido de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (1996) e as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica
nas Escolas do Campo (2001), sempre em consonância com a realidade.
De acordo com a
União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (Unefab),
há atualmente 145 EFAs em funcionamento e outras dezenas em
implantação, que atendem cerca de 13.000 alunos e 70.000
agricultores e contam com 850 monitores. Já foram formados mais de
50.000 jovens, dos quais mais de 65% permanecem no meio rural,
desenvolvendo seu próprio empreendimento junto às suas famílias ou
exercendo vários tipos de profissões e lideranças.
Conforme a entidade, pensar uma proposta educacional alternativa à educação formal foi uma necessidade frente a realidade rural de países como o Brasil. Os fatores que contribuíram para o seu surgimento, no Brasil, tiveram relação direta com a economia agrícola baseada na produção de subsistência: A falta de conhecimento de técnicas alternativas para preservação ambiental, o rápido processo de desmatamento, o uso do fogo de modo indevido, preparo do solo inadequado, uso intensivo de agrotóxicos, baixo uso de práticas conservacionistas nas áreas de cultivos e predominância da monocultura fizeram com que as famílias rurais ficassem em situação precária, comprometendo o acesso de crianças, adolescentes e jovens à escola formal.
Conforme a entidade, pensar uma proposta educacional alternativa à educação formal foi uma necessidade frente a realidade rural de países como o Brasil. Os fatores que contribuíram para o seu surgimento, no Brasil, tiveram relação direta com a economia agrícola baseada na produção de subsistência: A falta de conhecimento de técnicas alternativas para preservação ambiental, o rápido processo de desmatamento, o uso do fogo de modo indevido, preparo do solo inadequado, uso intensivo de agrotóxicos, baixo uso de práticas conservacionistas nas áreas de cultivos e predominância da monocultura fizeram com que as famílias rurais ficassem em situação precária, comprometendo o acesso de crianças, adolescentes e jovens à escola formal.
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