Por unanimidade, TCE dá parecer contrário às contas de 2018 do governo do Rio

Rio – Pela terceira vez consecutiva, o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) emitiu, nesta quarta-feira, parecer prévio contrário às contas de 2018 do governo de Luiz Fernando Pezão — preso desde novembro em desdobramento da Lava Jato no Rio — e de Francisco Dornelles. A palavra final, ou seja, a aprovação ou rejeição do balanço financeiro do estado será dos deputados da Assembleia Legislativa (Alerj). 
Se a Alerj reprovar as contas, Pezão e Dornelles podem responder por improbidade administrativa e ficar inelegíveis, ressaltou o especialista em Direito Constitucional, Manoel Peixinho. Segundo o especialista, os ex-governadores também podem ser condenados a ressarcir os cofres públicos “por prejuízos causados pela péssima gestão pública”. 
 
Relatora apontou 14 irregularidades 
O voto da relatora Andrea Siqueira Martins (conselheira substituta) foi aprovado por unanimidade pelo plenário. Andrea apontou 14 irregularidades do estado, entre elas o não investimento mínimo na Saúde: foram aplicados 6,56% das receitas de impostos e transferências, enquanto a Constituição Federal determina índice mínimo de 12%. 
Houve ainda descumprimento de regras do Regime de Recuperação Fiscal, acordo firmado entre estado e União, em 2017, para ajudar o Rio a sair da crise financeira.
 
O Tribunal acompanhou os entendimentos do Ministério Público Especial e da Controladoria Geral do Estado, contrários às contas. Vale lembrar que os conselheiros do TCE-RJ também votaram contra a gestão fiscal do governo Pezão nos anos de 2016 e 2017.
 
Procurada, a Secretaria Estadual de Fazenda da atual gestão do Estado do Rio informou que vai prestar os esclarecimentos no prazo regimental.
 
Entenda
 
Entre as diversas irregularidades apontadas pelo TCE-RJ, o governo repassou aos municípios um valor de multas e juros inferior à vinculação constitucionalmente prevista. O estado também cancelou, sem justificativa, restos a pagar no montante de R$ 168,4 milhões, contrariando as normas gerais de contabilidade pública e de transparência, ressaltou o TCE-RJ. Foram realizadas ainda despesas “sem o devido registro contábil no montante de R$ 209,3 milhões”. 
 
Na Saúde, o estado não transferiu ao Fundo Estadual de Saúde a cota financeira — prevista no artigo 6º da Lei Complementar Federal nº 141/2012 — oriunda da arrecadação de receitas de impostos e transferências de impostos elegíveis, comprometendo a realização das ações e serviços públicos de saúde no exercício de 2018.
 
Na área de Educação, houve descumprimento de regra constitucional também na Educação: foram investidos 24,82% das receitas de impostos e transferências na manutenção e desenvolvimento do ensino, sendo que o limite mínimo é de 25%.
 
Consequências
Manoel Peixinho explicou que há várias consequências jurídicas pelo parecer do Tribunal. “A primeira é que se a Alerj aprovar o parecer do TCE, o ex-governador fica inelegível por oito anos. Em segundo lugar, o Ministério Público Estadual poderá ingressar com uma ação de improbidade administrativa em razão das diversas ilegalidades detectadas pelo Tribunal para que os ex-governadores sejam condenados a ressarcir os cofres públicos pelos prejuízos cometidos em razão da péssima gestão pública”, declarou.

0 comments:

Postar um comentário

PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PLATAFORMA BRASIL

PLATAFORMA BRASIL

BRASIL

BRASIL
Fale conosco via Whatsapp: +55 99 991420820

Pesquisar este blog


Publicidade:

ELETRO FRANÇA

ELETRO FRANÇA

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!



Postagem em destaque

BOMBA! Fraude de documentos do CREA-MA e CONSTRUTORA MARAUTO ( TRANSFORMAR )

Diversas denúncias acerca de uma suposta fraude de documentos públicos, e um deles foi a falsificação de um termo de capacidade técnica da e...

RCNEWS TV

RCNEWS
logo%2BNova_ALEXANDRE%2BARA%25C3%259AJO%2Bpng

Recado para os Políticos

celso
Liberdade%2Bde%2Bimprensa%2B3

Arquivo do blog

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog