ELEIÇÕES - Marília mantém liderança, e briga por segunda posição se acirra

 


Faltando uma semana para as eleições municipais deste ano, a mais recente pesquisa realizada pelo DataTempo/CP2 indica movimentações no cenário eleitoral de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. A candidata do PT, Marília Campos, mantém-se em primeiro lugar, com certa folga, mas a vantagem diminuiu em relação aos adversários. O estudo aponta ainda para um empate técnico na segunda colocação entre Dr. Wellington (Republicanos) e Felipe Saliba (DEM), além de uma hipótese de segundo turno, o que até então não estava sendo cogitada na cidade.

De acordo com o levantamento, que ouviu 700 entrevistados, entre os dias 3 e 4 de novembro, com margem de erro de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos, Marília Campos possui agora 40,9% das intenções de votos no cenário estimulado, ou seja, aquele em que todos os concorrentes são apresentados ao eleitor. 
A segunda colocação é disputada palmo a palmo entre Dr. Wellington, com 7,4% das preferências, e Felipe Saliba, com 7,1%.

Eles são seguidos de perto, dentro da margem de erro para empate técnico, pelo Professor Irineu (PSL), com 6,9%, e Ivayr Soalheiro, com 3,7%. Os outros candidatos possuem menos de 2% das intenções (veja o infográfico abaixo). Aqueles que não souberam ou não quiseram responder somam 10,1%, e os que disseram que vão votar em branco, nulo ou em nenhum candidato são 15,1%.

Já na pesquisa espontânea, aquela em que os nomes dos candidatos não são citados para os entrevistados, Marília Campos tem 23,7% das intenções de voto. Os que não sabem ou não responderam somam 39,4%, seguidos dos que vão votar em branco, nulo ou não vão votar em nenhum candidato, que são 18,4%. Felipe Saliba, em citações livres, ocupa o segundo lugar, com 5,6% de preferência, seguido de Dr. Wellington, com 3,3%. Outros nomes que não estão no pleito somam 3,1%. Na sequência aparecem Professor Irineu (com 2,3%) e Ivayr Soalheiro (com 1,6%). Outros candidatos têm menos do que 1% das intenções ou não pontuaram nesta simulação.

Válidos

Quando são retirados do cálculo aqueles que vão votar nulo, branco, em nenhum candidato, os que não sabem e os que não responderam, ou seja, quando se calcula os chamados votos válidos, que é como a Justiça Eleitoral apresenta os resultados, Marília Campos atinge cerca de 54% das intenções de voto. Isso poderia indicar, segundo o sociólogo Antônio de Pádua, que assina a pesquisa, uma possibilidade de vitória da petista ainda no primeiro turno, mas não de maneira tão clara como se apresentava há duas semanas. Pádua lembra que a ex-prefeita caiu cerca de 5 pontos percentuais em 15 dias. Felipe Saiba cresceu 5 pontos percentuais, e Dr. Wellington cresceu 3,5 e depois caiu 1,6 pontos percentuais.

Oscilações
Em relação às pesquisas anteriores, todas feitas e registradas pelo instituto DataTempo/CP2, as variações foram pequenas, mostrando uma disputa mais intensa para a segunda colocação. A candidata do PT, depois de ter perdido cinco pontos percentuais (de 45,5% para 40,5%), estabilizou, com oscilação positiva de 0,4 pontos percentuais e tem agora 40,9%. Já Felipe Saliba tinha 1,9%, foi a 6,4% e agora tem 7,1%. Dr. Wellington, por sua vez, 5,5%, foi a 9% e agora tem 7,4%. Professor Irineu tinha 5,2%, foi a 4,8% e agora tem 6,9%. Já Ivayr Soalheiro tinha 3,2%, foi a 4,1% e agora tem 3,7%.

Os dados ainda apontam que a disputa está aberta na cidade. Um total de 42,9% da população dizem que o voto apontado aos entrevistadores é definitivo. Outros 13,3% dizem que o voto é firme, mas que podem mudar de opinião até o domingo. Já 18% consideram a opção apenas uma preferência inicial, e 25,1% ainda não decidiram.

“Isso quer dizer que pelo menos 43,1% dos entrevistados não estão totalmente convencidos de seus votos. A última semana promete ser quente. A candidata Marília Campos precisa segurar o pé, pois, se os candidatos de baixo pontuarem, o segundo turno pode existir, sim. 

Dados A pesquisa DataTempo/CP2, contratada pela Sempre Editora, foi realizada nos dias 3 e 4 de novembro, com 700 pessoas. A margem de erro do levantamento é de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança do estudo é de 95%. O registro no TRE-MG é o MG-02336/2020.

0 comments:

Postar um comentário

PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PLATAFORMA BRASIL

PLATAFORMA BRASIL

BRASIL

BRASIL
Fale conosco via Whatsapp: +55 99 991420820

Pesquisar este blog


Publicidade:

ELETRO FRANÇA

ELETRO FRANÇA

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!



Postagem em destaque

BOMBA! Fraude de documentos do CREA-MA e CONSTRUTORA MARAUTO ( TRANSFORMAR )

Diversas denúncias acerca de uma suposta fraude de documentos públicos, e um deles foi a falsificação de um termo de capacidade técnica da e...

RCNEWS TV

RCNEWS
logo%2BNova_ALEXANDRE%2BARA%25C3%259AJO%2Bpng

Recado para os Políticos

celso
Liberdade%2Bde%2Bimprensa%2B3

Arquivo do blog

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog