GOVERNO FEDERAL - Ferrogrão é o mais novo projeto para os próximos anos da gestão Bolsonaro
''Maior desafio de infraestrutura de transportes do século, ferrovia potencializa a produção nacional e retira 1 milhão de toneladas de CO2 do céu da Amazônia''
Inovador. Arrojado. Sustentável. Ambicioso. Esses são só alguns
dos adjetivos que sintetizam o desafio da Ferrogrão, uma ferrovia
com mais de 900km de extensão, ligando Sinop, no norte do Mato
Grosso, aos portos fluviais de Miritituba, na hidrovia do Tapajós,
no Pará.
O projeto, elaborado pelo Ministério da
Infraestrutura (MInfra), está em análise no Tribunal de Contas da
União (TCU) e o leilão está previsto para o segundo semestre de
2021. Será uma esteira de grãos que vai substituir o modo
rodoviário e apresentar ao nosso agronegócio o conceito de
multimodalidade ferrovia-hidrovia-porto. E tudo isso, reduzindo em
50% a emissão dos gases do efeito estufa e retirando 1 milhão de
toneladas de CO2 da atmosfera da Amazônia.
O foco na
sustentabilidade também é estratégico. Uma parceria do MInfra com
a Climate Bond Initiative trouxe uma classificação inédita: com a
substituição de um transporte mais poluente, a utilização de
traçado que aproveita a faixa de domínio da BR-163 e a não
sobreposição de terras indígenas, quilombolas ou unidades de
conservação, a Ferrogrão nasce com “Selo Verde”. Isso habilita
seus investidores a captar “green bonds” e “green loans”,
tipos de financiamento específicos para projetos sustentáveis. Ou
seja, teremos acesso ao mercado verde para desenvolver a nossa
infraestrutura, protegendo a maior floresta do mundo.
A
ferrovia ainda funciona como um muro de proteção contra o
desmatamento, uma vez que dificulta o acelerado processo de
especulação fundiária existente na região e inviabiliza a
abertura de acessos ilegais em sua margem. A operação também será
importante para trazer governança, já que o concessionário se
torna responsável pela gestão de todo o seu traçado. Serão cerca
de R$ 800 milhões obrigatoriamente investidos em programas de
proteção ambiental.
A Ferrogrão não é “só” isso.
Ela nasce para fazer do Brasil maior e mais competitivo da “porteira
pra fora” – para desespero dos que torcem contra. Com a
expectativa de movimentar 48,6 milhões de toneladas em 30 anos,
criar 160 mil empregos e reduzir em quase R$ 20 bilhões o custo
logístico de nossa produção, sua construção será passo
definitivo para a consolidação do Arco Norte.
Delimitado pelo Paralelo 16° S, que divide o Brasil próximo
à divisa entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o arco compreende a
ideia de que toda produção acima dessa linha tem como saída mais
eficiente os eixos de transportes multimodais que levam aos portos
das regiões Norte e Nordeste.
Afinal, hoje, cerca de 70%
da safra desta região precisa viajar mais de dois mil quilômetros
para poder ser escoada pelos portos de Santos (SP) ou Paranaguá
(PR). Um custo logístico sem sentido que encarece a produção e
tira a competitividade do produto brasileiro no mercado externo. Além
disso, o modo ferroviário é o mais adequado para cargas de grande
tonelagem e para cobrir longas distâncias. Fundamental para um país
de dimensões geográficas tão extensas como o Brasil.
Maior
exemplo do sucesso do Arco Norte é o estudo recente da Empresa de
Planejamento e Logística (EPL) sobre a pavimentação da BR-163. Com
o asfaltamento da rodovia até Miritituba, concluído em 2019, pela
primeira vez o frete brasileiro ficou 12% menor do que o frete
americano para escoar a produção de Illinois e Minnesota – menos
de US$ 85 por tonelada contra mais de US$ 96 por tonelada. Com a
implantação da Ferrogrão, a expectativa é que os custos caiam
ainda mais: US$ 66 por tonelada.
Talvez por toda essa
grandiosidade, a Ferrogrão deixe os mais conservadores com um pé
atrás. Incrédulos. Mas o MInfra não tem medo de desafios. Esses
são os dados reais, frutos de estudos sérios. São dados
matemáticos que não tomam partido nem são influenciados pelo poder
econômico de grandes corporações. Ela não nasce em detrimento
dessa ou daquela região, mas do Plano Nacional de Logística,
ouvindo especialistas, conversando com o mercado e com uma
estruturação arrojada, que mitiga riscos, considera a complexidade
ambiental da região e garante segurança a longo prazo.
Planejar
infraestrutura não é trabalho de governo, mas de Estado. A Ferrovia
Norte-Sul foi idealizada por Dom Pedro II. A Ferrovia Oeste-Leste
teve seus primeiros rascunhos no início do século 20. Viabilizar a
Ferrogrão significa deixar um legado. É honrar os idealizadores do
passado e projetar o Brasil do futuro. Fazer valer o nosso destino de
ser um país gigante, inovador e vocacionado a ser referência em
desenvolvimento sustentável. Seja bem-vinda, Ferrogrão!
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