Cerco se fechando para o trio da GPA, empresa de fachada que possui milhões de reais em contratos com órgãos públicos

Na ordem: Glabson Pereira, Alexjan Lima e Saymon Aquino; são eles que comandam a empresa GPA Construções.

Esquema envolvendo empresa registrada na zona rural do município de Raposa vai de compra de emendas parlamentares a fraude por meio de direcionamento de licitações e emissão de notas fiscais frias. 

Na semana passada a imprensa maranhense trouxe à tona a existência de uma investigação da Polícia Federal contra a empresa GPA Construções relativo a suspeita de irregularidades em pelo menos dois contratos firmados pela prefeitura de Itapecuru-Mirim, na gestão Coroba.

Porém, muita gente ainda não sabe que esse caso é apenas a ponta do iceberg para a descoberta de uma organização criminosa especializada em desvios de recursos públicos que somam milhões de milhões em reais.

Obviamente, a Delegacia de Repressão à Corrupção e Crimes Financeiros da Polícia Federal no Maranhão, que lidera essa investigação, já sabe que a GPA Construções possui uma fortuna em contratos com inúmeros órgãos públicos maranhenses, conforme dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA).

E, conforme apuração são dezenas de contratos para finalidades e serviços que a empresa não possui as mínimas condições de execução.

Para se ter uma ideia, na prefeitura de São Luís sob a gestão Eduardo Braide, a empresa recebeu apenas no ano de 2022 o valor de R$ 5,6 milhões para serviços em prédios e logradouros públicos da secretaria municipal de Educação.

Já na prefeitura de Cachoeira Grande, alvo na semana passada da Operação Deterrimus, da Polícia Federal, a empresa GPA possui o contrato de prestação de Serviços de Limpeza Pública.

A empresa também possui contratos com vários outros órgãos públicos cujas finalidades são distintas.

– Sede de fachada 

A sede (sala) da empresa funcionava no segundo piso de um pequeno posto de combustível às margens da MA 203 na estrada do município de Raposa no bairro da Pirâmide.

Porém, após surgir as primeiras denúncias na imprensa maranhense envolvendo o nome da empresa, o registro da GPA Construções foi deslocado para a zona rural do município, no bairro do Cumbique.

Não por caso, a empresa está registrada no município de Raposa. É que a prefeitura local cobra apenas 2,5% de ISS sobre a nota fiscal emitida. Isto é, das quatros cidades da região Metropolitana, o município onde é mais vantajoso possuir uma empresa é exatamente na cidade raposense.

– Modalidades do esquema 

Adiante, quando a Polícia Federal avançar nas investigações, também será descoberto que a GPA Construções atua em várias frentes de corrupção:

1 – Após vencer licitação por meio fraude em direcionamento, a GPA passa o serviço para outra empresa com capacidade para executar e fica com a responsabilidade apenas de emissão de notas fiscais;

2 – Atua, também, por meio da emissão de notas fiscais frias e superfaturados, que são aquelas nas quais os serviços declarados não são prestados ou os produtos discriminados não são entregues.

3 – O esquema também é oriundo de compra de emenda parlamentares que são desovadas por meio de contratos da GPA Construções com prefeituras. 

– O trio da empresa 

A empresa está registrada em nome de Glabson de Jesus Pereira que é apenas um laranja nesse esquema.

O operador de contratos é o senhor Alexjan Pereira Lima, um velho conhecido da Polícia Federal. Ele foi alvo da ‘Operação Odoacro’ que desarticulou uma associação criminosa suspeita de fraudes em licitações, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro envolvendo verbas federais em contratos com Codevasf-MA.

A terceira pessoa dessa trama envolvendo a empresa GPA é Saymon Aquino Araújo, considerado o líder do esquema. Cabe a ele fazer a “capitação” de recursos. E a partir de Saymon Aquino, existem outros empresários e personagens arrolados no esquema…


Fonte: Domingos Costa

0 comments:

Postar um comentário

PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PLATAFORMA BRASIL

PLATAFORMA BRASIL

BRASIL

BRASIL
Fale conosco via Whatsapp: +55 99 991420820

Pesquisar este blog


Publicidade:

ELETRO FRANÇA

ELETRO FRANÇA

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!



Postagem em destaque

BOMBA! Fraude de documentos do CREA-MA e CONSTRUTORA MARAUTO ( TRANSFORMAR )

Diversas denúncias acerca de uma suposta fraude de documentos públicos, e um deles foi a falsificação de um termo de capacidade técnica da e...

RCNEWS TV

RCNEWS
logo%2BNova_ALEXANDRE%2BARA%25C3%259AJO%2Bpng

Recado para os Políticos

celso
Liberdade%2Bde%2Bimprensa%2B3

Arquivo do blog

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog