A Gerência Regional de Imperatriz recebeu, na manhã desta quarta-feira (06), a visita do vereador eleito Rodrigo Brasmar.



O encontro teve como finalidade o diálogo acerca do Sistema de Abastecimento de Água do município de Imperatriz, onde o gerente Pinheiro Júnior apresentou as estruturas, corpo de coordenadores, os diversos departamentos e um prognóstico das ações futuras que a CAEMA realizará em nossa cidade.


Brasmar reforçou a importância de que o legislativo municipal conheça de perto a operação da Companhia, não somente para fins de fiscalização e cobrança, mas também para fomentar melhorias, buscando o constante desenvolvimento do Saneamento Básico em Imperatriz, algo que beneficia diretamente toda a população.


A Gerência Regional ressalta que mantém as portas abertas para toda a câmara municipal, assim como para o grupo de transição da nova gestão municipal, permitindo que o diálogo seja feito de forma direta e transparente, para que juntos possam encontrar formas de aprimorar ainda mais o fornecimento de água aos imperatrizenses.

Maranhão Sem Queimadas avança no combate aos incêndios em reservas indígenas

Em resposta às ocorrências de incêndios florestais que têm afetado reservas indígenas no estado, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) amplia a operação Maranhão Sem Queimadas-Protetores do Bioma, nestas regiões. O objetivo é preservar a biodiversidade e proteger as comunidades locais. Esta semana, equipes estão mobilizadas na Reserva Biológica do Gurupi, região noroeste do estado, e estão na linha de frente, no enfrentamento do fogo que ameaça a área. O trabalho tem apoio do Instituto Chico Mendes (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).


Os militares combatem o avanço das chamas na Aldeia Zé Gurupi, aplicando técnicas de produção de aceiros, combate direto e ‘fogo contra fogo’, que consiste no isolamento do terreno, os bombeiros tentam evitar que o fogo se propague para área maior. O trabalho é intenso e desafiador, devido aos fortes ventos, altas temperaturas e vasta área afetada. 

A presença dos bombeiros tem sido um diferencial na preservação do meio ambiente e na proteção das comunidades indígenas, que dependem dos recursos naturais para sua sobrevivência. A parceria entre as instituições tem garantido que as ações de combate ao fogo respeitem as especificidades culturais e ambientais das áreas indígenas, promovendo um combate mais eficaz.

“Nossas equipes estão firmes na operação, garantindo que estes ecossistemas sejam preservados e as comunidades protegidas. Nas reservas indígenas, o trabalho é ainda mais delicado, devido aos procedimentos de acesso e nesta questão, contamos com o apoio do IBAMA e dos indígenas", pontuou o comandante-geral do CBMMA,  coronel Célio Roberto.

Além do combate direto ao fogo, a operação realiza outras diversas ações, incluindo monitoramento aéreo com uso de drones para identificar focos de incêndio em tempo real, permitindo uma resposta mais rápida; criação de aceiros para evitar propagação do fogo, capacitação das comunidades sobre prevenção de incêndios e combate a focos iniciais.

As áreas são sempre muito amplas e as condições de combate, um desafio, informa o comandante do 12° Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), de Açailândia, 1• tenente Alessandro Sodré, que coordena a operação na  Reserva Biológica do Gurupi. "É um trabalho permanente na extinção do fogo e na prevenção contra novos focos. Acreditamos que, nesta força-tarefa com agentes do PrevFogo e em algumas situações, auxílio dos próprios indígenas, poderemos conter o avanço desses incêndios”, avalia Sodré.

Efetivo  da 9° Companhia Independente de Bombeiros Militar (CIBM), de Santa Inês, comandada pelo capitão José Silva Filho,, já combateu incêndios na reservas do Alto Turiaçú e mantém-se à disposição, em caso de novas emergências. 

A logística da operação inclui ainda, montagem de acampamentos, transporte de materiais por trilhas e deslocamento dos combatentes. Somado a este trabalho, o governo criou comitê com representantes da Segurança Pública, dos órgãos ambientais e comunidades para desenvolver estratégias de enfrentamento a estas ocorrências.

Desde o início do período seco, o Corpo de Bombeiros executa a operação Maranhão Sem Queimadas-Protetores do Bioma, mobilizando efetivo com suporte de viaturas e equipamentos para operar em caráter preventivo e emergencial. São cerca de 16 militares, prontos para o combate nestas regiões de difícil acesso. 


A operação tem parceria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e nas áreas indígenas, participação de brigadistas do PrevFogo, entidade ligada ao IBAMA.





PUBLICIDADE:

PUBLICIDADE:

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA

PLATAFORMA BRASIL

PLATAFORMA BRASIL

BRASIL

BRASIL
Fale conosco via Whatsapp: +55 99 991420820

Pesquisar este blog


Publicidade:

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

HIDROZON - IMPERATRIZ/MA

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!



Postagem em destaque

BOMBA! Fraude de documentos do CREA-MA e CONSTRUTORA MARAUTO ( TRANSFORMAR )

Diversas denúncias acerca de uma suposta fraude de documentos públicos, e um deles foi a falsificação de um termo de capacidade técnica da e...

RCNEWS TV

RCNEWS
logo%2BNova_ALEXANDRE%2BARA%25C3%259AJO%2Bpng

Recado para os Políticos

celso
Liberdade%2Bde%2Bimprensa%2B3

Arquivo do blog

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog