RIBAMAR FIQUENE – Prefeito realiza abertura de jogos escolares e mais uma vez enrola a população, sem divulgar a empresa que organizará o evento, pior que já iniciou os jogos sem transparência.
Como de praxe nesse período os jogos escolares, no entanto, a prefeitura divulgou um certame na qual licitaria uma empresa para organização de evento, fato este que até o momento, tanto no site da prefeitura quanto aos órgãos controladores, não foram entregues documentação confirmando a vencedora do certame, nem tão pouco o resultado do certame.
Pelo trâmite normal de um processo licitatório, a data prevista da abertura de envelopes, seria dia 06/06/2019. Ressaltando que dia 06, caiu em uma quinta feira e hoje dia 10, a Prefeitura anuncia a abertura dos jogos escolares.
O que tem transparecido no processo licitatório é que ocorreu em um curto espaço de tempo, não respeitando os dias úteis e até então a falta de transparência com documentos públicos e ausência de divulgação.
Por uma breve busca no diário oficial, não consta a vencedora do certame no qual citado acima.
Então, não houve licitação? Quem ganhou a licitação?
SÃO FRANCISCO DO BREJÃO – Prefeito celebra contrato de R$ 312.480,00 com shows, que somando demais contratos com estrutura, som e iluminação, chega aos R$ 498.050,00
A empresa CHAMPIONS AUTO CENTER E PRODUÇÃO DE EVENTOS EIRELI – ME tem sido uma multi uso em seus respectivos contratos, uma empresa que surgiu em pouco tempo, já consegue somar em seu histórico contratual uma quantia significativa, que já chega à uma cifra milionária.
Em São Francisco do Brejão, a empresa já celebrou contratos em 2019, que resultou na quantia de R$ 498.050,00.
Porém a mesma é uma polivalente,conforme citado acima e discorrendo valores, a mesma ganhou uma licitação para fornecer pneus em SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA no valor de R$ 547.817,00 no qual, em busca de informações e até mesmo a fala de um representante legal da empresa, o portal de notícias REMOCIF não obteve êxito.
O que a população de São Francisco do Brejão tem reclamando, é a ausência de assistência médica, falta de merenda escolar, enquanto isso os gastos altíssimos com shows, eventos entre outros.
Somente neste ano, esta empresa celebrou contratos de quase meio milhão de reais.
E a população pergunta, como fica a saúde ?
No qual a população tanto reclama, pela falta de um simples material de curativo.
SÃO FRANCISCO DO BREJÃO – Prefeito pretende gastar R$ 168.570,00 com aluguel de palco e estrutura de eventos.
O processo licitatório na modalidade Pregão presencial n° 017/2019 celebrado com a empresa CHAMPIONS AUTO CENTER E PRODUÇÃO DE EVENTOS EIRELI – ME , cujo objeto é, aluguel de estrutura para eventos na municipalidade em geral, no entanto, o contrato firmado entre as partes, visa fornecer som, palco e estrutura para palestras entre outras.
A população em geral, reclama nas redes sociais por inacessibilidade das informações públicas, principalmente de processos licitatórios.
Segue abaixo uma parte do contrato firmado entre as partes.
IMPERATRIZ - Prefeito campeão de procedimento administrativo, prova do próprio veneno, o Delegado coleciona três PAD em seu desfavor.
O portal de notícias REMOCIF, buscou informações relacionadas ao fato que veicula na mídia local ( PORTAL DO FREI – RUI PORÃO) , referindo-se ao PAD instaurado pela postura do Prefeito e Delegado licenciado do cargo, que agrediu um DEFICIENTE E IDOSO dentro de uma repartição pública.
Vamos a ordem cronológica dos fatos, no ano de 2011, o secretário de segurança pública ALUÍSIO GUIMARÃES MENDES FILHO , resolve instaurar um procedimento administrativo em desfavor do então Delegado; FRANCISCO DE ASSIS ANDRADE RAMOS pelo fato de ter solto um detento para que o mesmo viesse servir de churrasqueiro no evento em um sitio próximo ao povoado Barriguda de Pedreiras que foi realizado a confraternização de policiais.
Procedimento este, que culminou em seu arquivamento sem se quer ter sido investigado ou concluído o processo administrativo, afirmações exposta em portaria. Que segundo portaria de arquivamento, o secretário de segurança pública na época, arquivou por ter vencido prazo de 180 dias, que conforme investigações preliminares n° 093/2011. A comissão deverá iniciar e concluir os trabalhos nos termos do artigo 243 da lei n° 6.107/94. Ressaltando que veiculou em diversos meios de comunicação, que o detento no caso já passou a ser foragido, foi encontrado após seis meses, mas morto.
Veja abaixo o detalhe do primeiro PAD
No segundo PAD instaurado, o então DELEGADO faz uso de uma viatura para beneficio próprio, afirma a portaria abaixo.
Que o Então Delegado FRANCISCO DE ASSIS ANDRADE RAMOS, lotado na delegacia do 3° distrito Açailândia, teria feito uso de uma viatura por circunstâncias alheias as especificações administrativas, onde autorizou terceiro sem se quer fazer parte do quadro efetivo, fazer uso da viatura em viagem que resultou em um acidente de transito, causando danos matérias a referida viatura, o fato ocorreu em 17/04/2014, na BR 226.
Conforme descrição acima, o então Prefeito e Delegado, coleciona o seu segundo PAD que encontra-se em aberto.
Diante diversos PAD em aberto ma PREFEITURA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ, explica-se o tal motivo do EGO FERIDO, inclusive recentemente o Prefeito autorizou a instauração de um PAD contra o próprio aliado e colaborador da então gestão do PREFEITO, pois o procedimento foi um desafeto à um dos melhores profissionais da região Tocantina, Sr. Zigomar que tem um currículo invejável.
Nesta última Sexta- Feira, circulou nas redes sociais, noticias de mais um PAD , parecia algo corriqueiro que diariamente é publicado no jornal e site da prefeitura de Imperatriz. Mas, não seria um PAD em desfavor de servidores do Município e sim, em desfavor do Delegado e Prefeito, no qual emergiu da corregedoria de segurança pública do Estado, onde observa-se a conduta do servidor pública licenciado do Cargo de Delegado, onde o mesmo agrediu um Jornalista, Deficiente físico e idoso.
Vejam o que saiu no diário oficial do Estado e publicado no Portal do Frei – Rui Porão.
SÃO LUÍS - Três mil cobradores possam perder seus empregos.
O silêncio em relação a demissão de mais de 3 mil pais e mães de família causa espanto. Não podemos ficar de braços cruzados em uma situação tão desumana. Estamos cobrando explicações da Justiça do Trabalho e Sindicato dos Rodoviários do Maranhão.
#deputadoadriano
#mandatoemmovimento #deputadoestadual #maranhão #assembleialegislativa #pv
A Grande Ilha do Maranhão
Por Adriano Sarney
A Grande Ilha apresenta vários problemas decorrentes do crescimento e da ocupação desordenada, principalmente de São Luís, mas também dos outros municípios que a compõem, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. O trânsito caótico que tomou conta de nossa área metropolitana, a violência, a precariedade da destinação do lixo, assim como, os baixos índices de cobertura dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, impactam diretamente na poluição do solo, das praias, dos rios e dos mananciais. Estas são algumas das consequências da falta de planejamento e de um instrumento de gestão participativa e compartilhada dos municípios da Ilha com o apoio dos governos Estadual e Federal.
Segundo o Prof. Jurandir Fernandes, da UNICAMP, um dos maiores especialistas da área, a “região metropolitana é o conjunto de problemas comuns a serem resolvidos por prestação de serviços comuns. Indo mais além, exige planejamento socioeconômico, territorial, controle do solo e ordem política institucional.” Ou seja, a solução é o planejamento e para isso é preciso uma gestão compartilhada dos municípios da Grande Ilha. A primeira etapa, então, passa necessariamente pelo campo político e é aí que estamos estagnados há quase 30 anos sob o domínio de praticamente um partido, o PDT. A Prefeitura de São Luís, que é a cidade-sede da região e que deveria capitanear todo esse processo, nunca se interessou de fato em organizar um consórcio, uma agência ou um comitê gestor para tratar de assuntos metropolitanos. Outra questão é a eterna incompatibilidade política entre os governadores e os prefeitos da capital. E agora que as prefeituras da Ilha e o governo estadual dizem ser “parceiros”, nenhum avanço também ocorreu. As disputas e o jogo de empurra-empurra dos problemas hoje falam mais alto do que as parcerias institucionais. Soma-se a isso, as sobreposições de limites geográficos das cidades da Ilha, motivo de disputas judiciais entre os municípios, quase sempre com o objetivo de aumentar suas populações e receberem mais repasses federais.
É primordial que os sistemas de transportes, de informação, de segurança, de saúde e os serviços de infraestrutura sejam planejados em conjunto para atender toda a região metropolitana, é preciso um planejamento integrado de políticas econômicas, sociais, habitacionais, ambientais, segurança e saúde que garantam qualidade de vida as pessoas. O desinteresse e desalinhamento político certamente já fizeram com que a Grande Ilha deixasse de captar importantes recursos federais que são destinados para áreas metropolitanas em todo o país. Deixamos passar também boas oportunidades de criar concessões, consórcios públicos e parcerias público-privadas visando uma maior flexibilização e agilidade na execução de obras e prestação de serviços públicos.
Nunca é tarde para começar um processo de cooperação no âmbito da esfera pública, acima dos interesses político-partidários e mais próximo das necessidades das populações dos municípios. O processo de metropolização deve ser, assim, orientado e conduzido sob a ótica do desenvolvimento regional sustentável, com a participação, não apenas da máquina pública, mas também da sociedade civil, do setor privado, das entidades, das organizações não governamentais. O cidadão consciente de seu dever e de seu lugar na sociedade é o motor desse processo de transformação e desenvolvimento.
*Deputado Estadual, Economista com pós-graduação pela Université Paris (Sorbonne, França) e em Gestão pela Universidade Harvard.
Email: jadrianocs@post.harvard.edu
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