Seminário organizado por Hildo Rocha debateu problemas do setor de transporte rodoviário de cargas
Seminário organizado por Hildo Rocha debateu problemas do setor de transporte rodoviário de cargas
Entidades ligadas ao transporte rodoviário de cargas apresentaram reivindicações e soluções para os principais problemas do setor durante o XXI Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas, evento organizado pelo deputado federal Hildo Rocha, presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados. O setor é responsável por 60% do transporte dos produtos brasileiros, sobretudo no agronegócio, mas enfrenta gargalos históricos e interligados.
Entraves jurídicos
Os custos com o diesel, o baixo valor do frete e as polêmicas em torno do tanque de combustível suplementar dos caminhões dominaram o debate. A legislação que regulamenta o funcionamento do setor também foi colocada em questionamento.
O deputado Hildo Rocha destacou que entraves jurídicos e fiscais prejudicam a atividade. O Parlamentar enfatizou que é necessário simplificar a legislação e acabar com a burocracia.
“O governo federal e os Estados da Federação, a cada dia, criam regras que dificultam a vida dos transportadores. Regras que muitas das vezes não foram criadas nas casas legislativas federal e estaduais. Regras que prejudicam a vida de quem trabalha transportando o nosso PIB, transportando as riquezas do nosso país”, enfatizou Hildo Rocha.
Aprimoramento da legislação
O vice-presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Flávio Benatti, encaminhou algumas reivindicações ao Parlamento. Na lista, está a aprovação de propostas em análise na Câmara e no Senado, como a regulamentação do tanque de combustível suplementar nos caminhões (PL 1949/21), a superação de polêmicas em torno da contratação de seguro no transporte rodoviário (PL 2080/15) e o investimento em infraestrutura rodoviária a partir dos recursos das outorgas de serviços de transportes (PEC 1/21).
Reajuste adicional do frete
O presidente da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), Diumar Bueno ressaltou que o caminhoneiro não deve e não pode absorver sozinho o impacto das oscilações no preço do óleo diesel.
“Hoje, é imprescindível um reajuste adicional do frete por conta do aumento do valor do insumo mais relevante na composição dos custos operacionais do transporte”, argumentou Bueno.
O diesel, responde por 30% dos custos do transporte rodoviário de cargas, podendo chegar a 50% nas longas distâncias. Desde dezembro de 2020, o preço do diesel acumula alta de 87,5%, segundo a Associação Nacional do Transporte de Cargas & Logística (NTC&Logística). A situação tem se agravado por crises internacionais, como a alta do dólar e a guerra entre Ucrânia e Rússia.
Recursos da Petrobras
Em busca de solução urgente para esse entrave, o diretor jurídico da associação, Marcos Aurélio Ribeiro, sugeriu a utilização de parte dos R$ 106 bilhões de lucros da Petrobras em 2021 e dos quase R$ 39 bilhões que a empresa repassou à União em dividendos, no mesmo período.
“Em vez de colocar [os recursos] no caixa do Tesouro, ela poderia dar um desconto de 20% no preço do diesel e não essas migalhas e esses pequenos descontos que são acenados. Como isso pode ser feito? Pode ser um fundo para estabilizar o preço do diesel”, sugeriu Ribeiro.
Para reforçar esse fundo, ele também defende o uso de parte dos R$ 70 bilhões que a Petrobras destina à União por meio de impostos, royalties e outras participações.
O diretor da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Marcos dos Santos, afirmou que o preço dos combustíveis não pode ser objeto de uma “política de empresa”, mas de uma política de Estado, já que o governo federal é o maior acionista da Petrobras. Segundo Santos, o setor de transporte de passageiros acumula perdas de R$ 27 bilhões desde março de 2020, por conta de desequilíbrios econômicos agravados pela pandemia de Covid-19.
Inovação
O governo federal foi representado no seminário pelo secretário nacional de transportes terrestres do Ministério da Infraestrutura, Felipe Queiroz, que anunciou a futura regulamentação, via decreto, do chamado “DTE”, Documento de Transporte Eletrônico, uma inovação tecnológica para o setor. O diretor-geral substituto da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio, disse que a estratégia para o setor é baseada em “diálogo, eficiência e gestão”.
“Temos hoje a diretriz de uma regulação que não seja fardo para o setor de transportes, trabalhando com modelagens mais eficientes, pedágios menos onerosos, tecnologia e segurança viária. Não é uma agência que queira multar e aplicar penalidades, mas uma agência que seja parceira para desenvolver esse setor tão importante para gente”.
Pastora flagrada traindo marido com bispo afirma que foi ‘vítima do satanás’; veja vídeo
A descoberta de uma traição em Campo Grande (MS) viralizou nesta semana nas redes sociais por conta da suposta motivação. Uma pastora, flagrada traindo o esposo com outro religioso, disse que foi incentivada por forças demoníacas.
Veja no Vídeo:
https://www.instagram.com/reel/CceIDwLAS_P/?igshid=YmMyMTA2M2Y=
O prefeito todo “poderoso” professor Bartolomeu, não apresentou ao Tesouro Nacional às declarações BIMESTRAIS. ( O que será que esse prefeito esconde?).
A
situação da atual gestão é um verdadeiro fiasco! Desmando e
desastre com o dinheiro público.
Não
é de hoje que a população apresenta denúncias, reclamam e clamam
por uma gestão competente e comprometida com o povo! Mas,
infelizmente parece que o Prefeito Bartolomeu só se preocupa com si
próprio.
Logo
abaixo, consta uma breve pesquisa no sistema SICONFI do Tesouro
Nacional, na qual, não consta homologados os relatórios dos últimos
dois bimestres. O caso está sendo encaminhado ao Ministério Público
Federal, segundo denunciante. Na qual, é morador da cidade e não
aguenta mais tamanha incompetência com o erário.
Segua abaixo o print da pesquisa.
Prefeito Deoclides Macedo comprou um tomógrafo usado? O Hospital de Porto Franco é de fachada! Cadê os R$ 149.224.744,29
Em uso da Tribuna, o vereador Edidacio cobrou mais transparência e compromisso com a saúde e com a população de Porto Franco. “Hospital é de fachada” o município adquiriu um tomógrafo que segundo o vereador, o mesmo foi tirado de algum hospital por aí, onde, não teria mais condições de ser usado e levou para Porto Franco, para servir de teatro politico.
Todos os questionamentos acima, o vereador Edidacio vem apontando no decorrer dos últimos anos, veja o vídeo e tire suas conclusões.
Prefeito Léo Cunha visita zona rural do município de Estreito e anuncia Frentes de Trabalho
ESTREITO- O Prefeito de Estreito, Léo Cunha (PL), intensificou visitas na Zona Rural do Município. O Chefe do executivo municipal fez questão de percorrer pessoalmente as estradas que dão acesso as localidades visitadas, enquanto juntamente com sua equipe técnica eram anotados e marcados pontos que devem receber maior atenção ou melhorias.
A população recebeu o Prefeito Léo Cunha com alegria, e ao invés de ouvir o chefe do poder executivo, teve a oportunidade de falar, reivindicar e apresentar demandas que acreditam ser urgentes. Léo Cunha ouviu atentamente os pedidos e em seguida, anunciou uma frente de trabalho imediata que realizará a recuperação das estradas da região.
Nesta semana foram visitados os assentamentos Braço Forte, Brejo da Ilha e as regiões do São José e Todos os Santos. Na próxima semana as visitas seguem, e Léo Cunha deve visitar outras regiões levando a frente de trabalho que vai recuperar as estradas que foram castigadas pelas fortes chuvas dos primeiros meses deste ano.
O Prefeito afirmou que não basta mandar máquinas para região, tem que conhecer a realidade e ouvir a população local com humildade e compreensão.
"Eu estou pronto para ouvir reclamações, pedidos, sugestões e transformar tudo isso em solução. Quero a sinceridade das pessoas e por isso deixo o povo a vontade para impor cobranças, afinal elas irão se tornar reconhecimento ao longo do tempo, tudo isso de forma verdadeira e natural".
Além de Léo Cunha, uma grande comitiva acompanhou o Prefeito, completa por Secretários, Vereadores e Equipe Técnica. A Secretária de Assistência Social e Primeira Dama, Amanda Cunha, destacou que a simplicidade do homem do campo e algo "contagiante".
"A recepção é maravilhosa, o carinho imenso e isso nos dá mais força e motivação para buscar melhorias para esse povo tão cativante. Eles nos recebem como visitas mas nós acabamos nos sentindo em casa, além de ouvir e entender melhor as necessidades da população local", reforça o gestor municipal.
De acordo com Léo Cunha, as estradas irão receber máquinas e homens nos próximos dias e será uma frente de trabalho inédita. A equipe da engenharia também irá realizar melhorias em pontos críticos nestas estradas, para isto está sendo feito o levantamento dos pontos de alagamentos que necessitam de obras ou soluções.
Marido da Vereadora Carla Rocha foi denunciado no Ministério Público Federal. ( Suposto funcionário fantasma na saúde de João Lisboa).
Segundo informações, o marido da vereadora Carla Rocha ( PTB ) é funcionário fantasma no município de João Lisboa, o mesmo só recebe e não trabalha. Afirma denunciante ao Ministério Público Federal.
Ainda na denúncia, o suposto emprego do marido da vereadora, faz parte de um acordo entre o prefeito e a vereadora, em troca de apoio da vereadora para projetos e interesses do prefeito. Afirma denúncia apresentada ao órgão competente ( MPF), por se tratar de recursos da SAÚDE, o mesmo será apreciado pelo órgão Federal.
Em uma gestão desastrosa, é de se esperar escândalos como esse! Espera-se que o caso seja esclarecido a sociedade, afinal, o maior interessado é o povo, por se tratar de recursos públicos. Parece que o cargo de vereador, virou um balcão de negócios? Está servindo para fazer negociata de benefícios? Em breve o blog dará maiores informações acerca do desfecho dessa investida do Ministério Público em combate a corrupção.
Suposto Fantasma: Gilvan da Silva Amorim.
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